Associação Brasileira de Buiatria
Brazilian Buiatrics Association
www.buiatria.org.br

Histórico

A Associação Brasileira de Buiatria foi fundada em 21 de agosto de 1980, nas dependências da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, tendo sido eleito como 1º presidente, Leonardo Miranda de Araújo. No ano seguinte, de 12 a 15 de outubro de 1981, foi realizado o I Congresso Brasileiro de Buiatria, junto com o IV Congresso Latino Americano de Buiatria.

Em 1983 foi realizado em Salvador/BA o II Congresso Brasileiro de Buiatria.

Em 1985 faleceu Leonardo Araújo, assumindo a presidência da entidade o então vice-presidente, Jadyr Vogel, do Rio de Janeiro/RJ.

Em 1990, de 13 a 17 de agosto, aconteceu na cidade de Salvador/BA, o VI Congresso Latinoamericano de Buiatria e o XVI Congresso Mundial de Buiatria.

Após essa fase inicial, a entidade teve uma discreta atuação, até que em junho de 1996, durante o Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, realizado em Goiânia, decidiu-se iniciar os trabalhos de reestruturação da entidade. Foi então convocada uma nova reunião, a qual ocorreu em 22 de outubro de 1996, durante o XV Congresso Panamericano de Ciências Veterinárias, realizado em Campo Grande/MS. Nesta reunião, foi criada a Comissão para Reestruturação da Associação Brasileira de Buiatria, presidida por Maurício Garcia, de São Paulo/SP.

Nos estados, começava a iniciar atividades do setor. Em 1997, de 3 a 5 de setembro de 1997, realizou-se o 1º Congresso Paulista de Buiatria, em São Paulo/SP.

Finalmente, no dia 24 de outubro de 1997, durante o XXV CONBRAVET, em Gramado/RS, foi realizada uma assembléia geral da entidade que reformulou seus estatutos. A partir deste evento houve a descentralização da Buiatria que passou a ser conduzida por regionais estaduais. A entidade nacional passou a ser representada na forma de rodízio, pela regional sede do próximo Congresso Brasileiro de Buiatria. Como o estado de São Paulo foi escolhido como sede do evento, passou então à presidência da associação Maurício Garcia, então presidente da BUIATRIA-SP.

De 5 a 7 de julho de 1999 foi realizado o III Congresso Brasileiro de Buiatria, no Anfiteatro Central da USP de São Paulo/SP. Estiveram presentes 310 inscritos e foram apresentados 99 trabalhos. Naquela ocasião, aprovou-se por unanimidade a proposta do Estado do Mato Grosso do Sul sediar o IV Congresso Brasileiro de Buiatria, em 2001. Mário Luiz Pompeo passou a ser o novo presidente da entidade.

De 14 a 18 de maio de 2001 foi realizado em Campo Grande - MS, no Palácio Popular da Cultura, o IV Congresso Brasileiro de Buiatria. O evento registrou a presença de 1000 inscritos e discutiu temas de grande relevância para a bovinocultura. Neste evento, ficou decidido que a BUIATRIA-BA sediaria o evento seguinte, fato que tornou Luciano José da Costa Figueiredo o novo presidente da associação. Nesta ocasião, ficou também decidido que o evento de 2005 seria realizado no Rio de Janeiro.

Em 25 e 26 de maio de 2002, houve uma reunião dos representantes das regionais da Buiatria, na cidade de Salvador/BA, aonde houve a modificação dos estatutos e a criação da personalidade jurídica de entidade nacional. [veja a ata]

De 2 a 5 de setembro de 2003 foi realizado no Centro de Convenções de Salvador - BA o V Congresso Brasileiro de Buiatria, juntamente com o XI Congresso Latinoamericano e o III Congresso Nordestino de Buiatria. Participaram do evento cerca de 400 pessoas. Assumiu a presidência da entidade Cícero Araújo Pitombo, do Rio de Janeiro. Ficou estipulado, também, que o evento de 2007 seria realizado no Paraná.

Em 26 de agosto de 2004 houve a reunião anual dos representantes das regionais de Buiatria, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, durante o Encontro de Buiatria do Rio de Janeiro, em conjunto com a Conferência Sulamericana de Buiatria, no Rio Centro. [veja a ata]

De 25 a 28 de maio de 2005 foi realizado o VI Congresso Brasileiro de Buiatria na cidade de Búzios, no Estado do Rio de Janeiro. Assumiu a presidência da entidade Daniel Ollhoff, da BUIATRIA/PR, e ficou estipulado que o evento de 2009 será realizado em Minas Gerais. [veja a ata]  [veja as fotos]

De 10 a 13 de outubro de 2007 foi realizado o VII Congresso Brasileiro de Buiatria na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. Assumiu a presidência da entidade Valentim Gheller, da BUIATRIA/MG, e ficou estipulado que o evento de 2011 será realizado em Goiás.

De 21 a 24 de outubro de 2009 foi realizado o VIII Congresso Brasileiro de Buiatria na cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. Assumiu a presidência da entidade Maria Clorinda Soares Fioravanti, da BUIATRIA/GO/DF. Ficou estipulado que o evento de 2013 será realizado no Pará e em 2015 em São Paulo. [veja a ata]

Desde então, vem sendo realizados congressos de Buiatria a cada dois anos, com a presidência rotativa da entidade.

[Voltar]